segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


Aos meus seguidores informo que depois de um longo período afastado por razões diversas,inclusive,de saúde,estou voltando a escrever aqui no blog.





AVIÃO CATALINA PBY

No último dia do ano de 2012,pousou no Aeroporto Internacional Augusto Severo,um avião CATALINA que estava sendo trasladado da África do Sul para a Califórnia/USA. Se destinava a um colecionador americano de aeronaves antigas.
Esse avião permaneceu em Natal/RN durante dois dias, o que me deu a oportunidade de visitá-lo e relembrar a época que fui aviador civil, quando tive oportunidade de pilotar um modelo semelhante.
O CATALINA,foi projetado em 1935 pela Consolidated Vultee dos  Estados Unidos e fabricado pela Boeing do Canadá.
É uma bela aeronave,muito segura,que foi usada na 2ªGuerra Mundial,e aqui em Natal, ficavam ancoradas na foz do rio Potengi,em frente à Rampa,ao lado do que hoje é o Iate Clube.

CATALINA é um bimotor,de asa alta,com as seguintes medidas:comprimento da fuselagem: 19 metros e 52 centímetros,comprimento da asa: 31 metros e 72 centímetros,peso vazio: 7.974 kilos,velocidade: 314 kilômetros por hora,raio de ação:4.030 kilômetros.
A tripulação é composta por dois pilotos e um mecânico de voo.Nos modêlos anteriores a guerra,se usava um radioperador,o qual foi substituído por modernos sistemas de comunicação que dispensava os serviços desse tripulante.
No final da guerra,os CATALINAS deixados pela Marinha Americana em Natal,foram leiloados pela AERO GERAL para serem utilizados como aviões cargueiro na rota Natal/Santos.
A  Aerogeral era uma firma fundada em Natal em 1947 e existiu até 1952, quando foi vendida à VARIG que por sua vez,cedeu os CATALINAS  à Força Aérea Brasileira para serem utilizados na Amazônia.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário